KICK BOXING - IBKO

O Kick Boxing consiste em um método de luta que visa aumentar as condições físicas do praticante, aprimorando-o também em técnicas de defesa pessoal prática, ajudando-o a eliminar as tensões cotidianas. Pessoas de ambos os sexos de qualquer idade podem treinar e praticar o Kick Boxing e alcançar um domínio regular em um prazo médio de três meses, se praticado e orientado por um professor habilitado e conhecedor da verdadeira arte marcial do Kick Boxing. Sua metodologia de combate baseia-se em técnicas de golpes apurados como socos, chutes de canela, joelhadas, cotoveladas, chutes dos mais variados possíveis proporcionando assim, uma visão abrangente da arte de lutar.

O Kick Boxing (Karate FuIl Contact)

O esporte surgiu na década de 70 nos Estados Unidos quando os karatecas tradicionais estavam cansados das competições que não permitiam um contato pleno. Criaram a arte marcial chamada de Karate FuIl Contact, que com o passar dos tempos passou a ser chamada de Kick Boxing, sendo hoje uma das artes marciais mais praticada do mundo devido à sua grande eficácia nos combates em ringue, e por proporcionar uma grande capacidade de auto defesa.

Data comemorativa

A C.N.K.F.B. comemora a data de 14 de setembro como o dia Internacional do Kick Boxing, pois em 14 de setembro de 1974, foi realizado nos Estados Unidos o primeiro campeonato mundial de Kick Boxing, na época chamado de Karate Full Contact.

Modalidades do Kick Boxing
Thai Kick Boxing

Modalidade de contato pleno que permite todas as técnicas do Full Contact e Low Kicks, agregando alguns golpes particulares à modalidade, tais como atacar com chutes as pernas e articulações da mesma lateralmente, giratória baixa de calcanhar, esporão, projeção com a guarda, joelhada e socos giratórios. Em algumas organizações é também permitido o uso de cotovelos.

Low Kicks

Possui as mesmas definições de técnicas do Full Contact, acrescido com chutes que atinjam as pernas do adversário, interna e externamente, obedecendo a linha do joelho para cima.

Full Contact

Nesta modalidade, os atletas podem utilizar técnicas de mão, do boxe tradicional, e todos os tipos de chutes que atinjam o adversário da cintura para cima, observando a linha lateral e frontal do tronco e cabeça, sendo que nos combates realizados pela C.N.K.F.B. é permitido o soco giratório (ushiro uraken), e são obrigatórios oito chutes por round mantendo sempre a pura arte marcial do Full Contact, arte de chutar e boxear.

Light Contact

É um combate de técnicas controladas e contínuas, onde os atletas visam tocar o maior número de vezes o seu oponente, com a máxima velocidade e o mínimo de potência, não é válido o nocaute, mas sim a técnica apurada na troca dos golpes, dando um show em técnicas de artes marciais para o público.

Semi Contact

Pode ser definido como um combate de técnicas controladas e paradas, sendo os golpes definidos ponto a ponto.

Forms

Considerada a ginástica olímpica marcial onde os atletas coreografam os movimentos tradicionais das artes marciais com a música, utilizando-se de armas ou não.