• Confira algumas reportagens a respeito do Kick Boxing e do Shihan Leandro.
    Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.


Presidente

Shihan Leandro B. F. da Costa
Sua Trajetória nas Artes Marciais e Lutas de Contato Total

Shihan Leandro da Costa iniciou seus treinamentos e estudos nas artes marciais em 1984. Introdutor oficial do Kick Boxing na cidade de Pelotas-RS e região foi aluno direto e praticou Full Contact e Low Kicks na cidade de Rio Grande-RS na antiga Academia Tigre de Full Contact (hoje não mais existente), comandada pelo seu grande amigo, irmão de coração, Professor e Mestre Luis Lopez atualmente Médico no Estado do Mato Grosso do Sul. Teve o privilégio de ser aluno deste Mestre na cidade de Rio Grande-RS para onde viajava toda a semana a fim de treinar. Graduou - se Instrutor de Full Contact por esta escola e por este Mestre onde também já mantinha filiação como instrutor de Full Contact pela United States Karate Association do Brasil - U.S.K.A - Brasil, e posteriormente viajou para a Cidade de Cruz Alta no Rio Grande do Sul para realizar exame de Faixa Preta de Kick Boxing e full contact perante a Banca oficial da Federação Gaúcha de Kick Boxing - FGKB, sendo através de muito treinamento, esforço, trabalho e dedicação, o primeiro Mestre de Kick Boxing formado por esta Federação no Estado do Rio Grande do Sul sendo formado da faixa preta 1º dan até a Faixa Preta 5º dan de Kick Boxing pela Federação Gaúcha de Kick Boxing.

No Karate treinou com bons professores em boas academias, graduou-se instrutor (Senpai) de Karate Shotokan pela Federação Paulista de Karate de S. Contato - F.P.K.S.C e pela Federação Brasileira de karate-do e Kobu-do - F.B.K.K.. Foi aluno direto de Karate do Shihan Péricles, Mestre de Karate, que lhe ensinou a essência e a filosofia pura do Karate japonês. Shihan Leandro relata que teve grande parte de sua formação dentro do Karate, através do seu Mestre Péricles, de São Paulo, sendo que posteriormente viajou para São Paulo, para prestar exame de Faixa Preta perante a Banca Oficial da Federação Brasileira de Karate-Do e Kobu-Do – FBKK, chegando depois de muito trabalho e treinamento através desta Federação, ao Grau de Mestre (Shihan) nos estilos do Karate Shotokan e Karate de Combate Bukeikoryu. Após avaliação Técnica realizada em Pelotas-RS, recebeu também a Graduação de Mestre de Karate de Combate Bukeikoryu pelo Mestre Shihan José Koei Nagata, sendo o Shihan Leandro após ter sido aprovado, Diplomado e Reconhecido Mestre (Shihan) do Estilo Bukeikoryu Karate (Luta de Contato) pela Confederação Brasileira de K. Karate e Kick Boxing – CBKKK.
Foi também Diplomado e reconhecido Internacionalmente através do Shihan Nagata pela International Full Contact Karate Organization – IFCKO como Shihan Internacional por esta Organização Mundial.

Formou-se Árbitro de Kick Boxing pela Federação Gaúcha de Kick Boxing em julho de 1997, foi pioneiro na divulgação e ensino das Modalidades de Low Kicks e Thai - Kick Boxing no Estado do Rio Grande do Sul, através de trabalhos com a Federação Gaúcha e também de sua participação no 1º Curso Internacional de Kick Boxing nas modalidades de (Thai Boxing e Low Kicks) realizado em São Paulo, tendo sido o único Professor de Kick Boxing do Rio Grande do Sul a ter participado deste grande evento de técnicas de Kick Boxing ministrado pelo grande Mestre e Lenda do Kick Boxing Mundial Mestre Rob Kamann, Campeão Mundial destas modalidades do Kick Boxing. Este evento foi organizado pela Confederação de Kick Boxing com sede em São Paulo, através do seu presidente, o Tri - Campeão Mundial de Kick Boxing, Mestre Paulo Zorello. O evento foi nas dependências da Academia Córporis no Bairro Ipiranga em São Paulo/Sp.
Foi Diretor Técnico da Federação Gaúcha de Kick Boxing nas modalidades de Low Kicks e Thai Kick Boxing. É um dos primeiros Faixas Pretas oficial de Kick Boxing do Estado do Rio Grande do Sul. Foi o único atleta de Kick Boxing na Modalidade de (Full Contact) do Rio Grande do Sul a representar o estado no 8º Campeonato Brasileiro de Kick Boxing - CBKB | WAKO, em Setembro de 1998, na Cidade de Uberlândia-MG.

Foi um dos responsáveis pela divulgação das modalidades (Low Kicks e Thai Kick Boxing) no Rio Grande do Sul, modalidades pertencentes ao Kick Boxing. Trabalho este feito através da Federação Gaúcha e de sua Associação Garra de Tigre de Artes Marciais – AGTAM, Escola de Artes Marciais, que foi Fundada por ele em Janeiro de 1996.

  • Realizou o 1º Campeonato Garra de Tigre de Kick Boxing em 1998 na cidade de Pelotas / RS;
  • Organizou o 2º Campeonato Garra de Tigre de Kick Boxing em 2001 em Pelotas / RS;
  • Realizou o 3º Campeonato Garra de Tigre de Kick Boxing em 2003 em Pelotas / RS;
  • Realizou o 4º Campeonato Garra de Tigre de Kick Boxing 2007 em Pelotas / RS;
  • Realizou o 5º Campeonato Garra de Tigre de Kick Boxing e o 1º Campeonato Internacional de Kick Boxing entre Brasil e Uruguai em 2008 em Pelotas / RS, além de já ter realizado outros campeonatos também de Kick Boxing e Karate em Pelotas / RS.
  • Realizou o 6º Campeonato Garra de Tigre de Kick Boxing e o 2º Campeonato Internacional de Kick Boxing entre Brasil e Uruguai, em maio de 2010, em Pelotas / RS;
  • Realizou o Campeonato Gaúcho de Kick Boxing na cidade de Pelotas / RS em 2007;
  • Realizou o campeonato Gaúcho de Kick Boxing e Full Contact na cidade de Pelotas / RS em 2010.
  • Realizou em julho de 2006 o 1º Seminário Estadual de kick boxing, trazendo a Pelotas/RS como ministrante o Shihan Jose Koei Nagata, de São Paulo
  • Realizou em abril de 2008 o 2º Seminario estadual de kick boxing, Karate de Combate e 1º curso de kobu-do (bastão policial), trazendo como ministrante o Shihan Jose Koei Nagata de São Paulo
  • Realizou em março de 2009 em Pelotas/RS o 1º Seminario de Técnicas de combate Seiwakai (karate de combate e kick boxing) trazendo pela primeira vez a cidade de Pelotas/RS o Kancho Ademir da Costa, chefe mundial da Organização Seiwakai
  • Realizou em maio de 2010 o 3º Seminário Estadual de kick boxing, karate de combate e 2º curso de kobu-do (bastão policial) trazendo como ministrante o Shihan Jose Koei Nagata de São Paulo.

É Representante Oficial e aluno direto de Kick Boxing do Shihan José Koei Nagata, presidente da (CBKKK), é o representante oficial e aluno direto de Full Contact do Mestre Luis Augusto Alvarenga (AAAM), pioneiro do Full Contact Kick Boxing no Brasil.
Viajou a São Paulo para prestar exame e graduar-se Mestre de Full Contact Kick Boxing pela Associação Augusto de Artes Marciais – AAAM, primeira Entidade de Full Contact Kick Boxing do Brasil, fundada em 1980 pelo Mestre Luis Alvarenga, sendo o único professor e Mestre do Rio Grande do Sul a ser Diplomado e Graduado Mestre por este Pioneiro do Full Contact Kick Boxing do nosso País. Trouxe mais de uma vez o Mestre Nagata a Pelotas / RS, para ministrar Cursos de Kick Boxing, Tonfa (Bastão Policial) e Karate de Combate. Trouxe pela primeira vez a Pelotas o Kancho Ademir da Costa Chefe da Organização Seiwakai para ministrar Seminário de Karate de Combate e Kick Boxing Seiwakai.
Participou em agosto de 2008 do 1º Curso Internacional de KUDO-DAIDO–JUKU (luta de contato), organizado pelo representante oficial no Brasil, Sensei Carlos Torres, e ministrado pelo Grão Mestre Azume Takashi, uma grande Lenda do Karate de Contato do Japão e do Mundo. Shihan Leandro já participou de vários cursos e Seminários com vários Mestres Nacionais e Internacionais, como os mestres Yasuiuki Sasaki, Mestre Yasutaka Tanaka, Mestre sadamu Uriu, Mestre Péricles Veiga, mestre Edgardo Auza, mestre David Valentin Filho, shihan Jose Koei Nagata, sensei Natal Aparecido da Silva, mestre Tanaka, kancho Ademir da Costa, mestre Rob Kaman, mestre Luis Augusto Alvarenga, entre outros. Trouxe por várias vezes o Mestre Badique da Federação Gaúcha de kick boxing a Pelotas / RS para Ministrar Cursos, Seminários, exames de faixa, e para atuação de Arbitragem de Campeonatos de Kick Boxing e Karate.

Também participou por várias vezes de seminários, exames, campeonatos, cursos de reciclagem técnica de Kick Boxing, entre outros, em Cruz Alta / RS.
Desligou-se da Federação Gaúcha em 2004 por motivos próprios, passando a trabalhar exclusivamente com sua entidade, e filiando-se a Confederação Brasileira - C.B.K.B.I., desfiliando-se tempos depois desta entidade e filiando-se posteriormente à Confederação Brasileira de K. Karate e Kick Boxing – CBKKK, presidida pelo Shihan José Koei Nagata, para trabalhar exclusivamente com o Kick Boxing da CBKKK. Fundou em 2007 com a ajuda do Mestre Alexandre Ribeiro, presidente da Federação do Rio de Janeiro, a Confederação Nacional de Kick Boxing e Full Contact do Brasil – C.N.K.F.B., para fortalecer o trabalho com o Kick Boxing do Rio Grande do Sul e do Brasil, e fundou a Confederação Brasileira de Luta de Contato Bukeikoryu - C.B.L.C.B., como a única entidade nacional e oficial do estilo Bukeikoryu de Karate e Kick Boxing para todo o território brasileiro. Filiou-se em 2007 a World Kick Boxing Organization – WKBO, sendo o representante oficial desta entidade no Brasil. A WKBO – World Kick Boxing Organization, tem sua sede Mundial na cidade de Murcia na Espanha é presidida pelo Grão Mestre Dr. Felix Serrano 9º dan.
Shihan Leandro vem realizando um grande trabalho com a Confederação Nacional de Kick Boxing e Full Contact do Brasil – C.N.K.F.B., onde mantém uma parceria de co-irmã com a C.B.K.K.K., comandada pelo Shihan Nagata, entre outras entidades de Kick Boxing e Karate existentes no país.

O crescimento do Kick Boxing representa um benefício para todos, não só para a entidade, mas sim para a arte marcial que crescerá cada vez mais com a união de todos.

Participou também de cursos de Kobu-Do em São Paulo com o Mestre David Valentin Filho, com o Sensei Natal Aparecido da Silva, e com o mestre péricles damiski veiga, ambos nas armas de Tonfa (Bastão Policial) e Bo (Bastão), e também com o Shihan José Koei Nagata também especialista em Kobu-Do, diretamente pelo Japão.
O mestre leandro da costa tem trabalhado muito para o desenvolvimento das Artes Marciais no Brasil. Recebe em sua Escola de Artes Marciais ( Associação Garra de Tigre em Pelotas / RS), atletas de outras cidades do Rio Grande do Sul, e atletas de outros Estados do Brasil, e também de outros Países, para prestar exames de Graduação e de Mestre, para reciclagem técnica, para seminários, tanto no Kick Boxing como no Full Contact e Karate de Combate Bukeikoryu. Já formou vários Faixas Pretas em Pelotas, em outras cidades do Rio Grande do Sul, em outros Estados do Brasil e em outros Países. Representou o Brasil com a sua equipe de atletas de Kick Boxing e Bukeikoryu no Campeonato Sul Americano de Kick Boxing em Rivera Uruguai, em 2007, sagrando-se campeão, repetindo o feito em 2008, sagrando-se também Campeão Sul Americano de Kick Boxing com sua equipe. Participou com sua equipe em Fevereiro de 2010 do Campeonato Sul Americano e Intercontinental de Artes Marciais e Kick Boxing Full Contact em Assuncion / Paraguai, sagrando-se também Campeão Sul Americano e Intercontinental 2010.

Teve a oportunidade de visitar e conhecer a (Academia Chong Ji) do Grão Mestre Miguel Angel Senz no Paraguai, fundada em 1976, um dos pioneiros do Full Contact Kick Boxing na América do Sul. Quem não Lembra na Década de (80), nas revistas de Artes Marciais do Brasil, quando saiam matérias do Mestre Miguel Angel Senz como Mestre e Atleta de Full Contact do Paraguai, entre outros mestres de outros países, como na Argentina, Mestres Nelson Juan Amarillo, Mestre Jorge Horácio Doglioli, no Chile, Mestre Marcos Beltran, no Brasil, Mestre Luis Augusto Alvarenga, entre outras grandes lendas, como também os nossos pesos pesados do Full e Kick que com muito orgulho o Brasil já teve e tem até hoje, pois foi através destes grandes profissionais do Brasil e da América do Sul, época de grande divulgação do Full Contact Brasileiro e Sul Americano,
que hoje o Shihan Leandro relata a importância da história do nosso Full Contact e Kick Boxing, não somente dentro do Brasil, mas também na América do Sul, em países visinhos, pois o Brasil sempre foi muito bem representado por nossos atletas e professores, que com muita garra e força de vontade trouxeram para o nosso pais títulos de campeões mundiais. Mestres esses que jamais poderemos esquecer, mas sim agradecer pelo que fizeram com o nosso Kick Boxing e Full Contact, pois foi através destes Mestres, Campeões Internacionais, e Mundiais do nosso país da década de 80 e 90 que hoje o Brasil é respeitado e conquista a cada dia o espaço que merece com inúmeros Campeões Internacionais não somente no Kick Boxing e Full Contact, mas também em outras modalidades de Lutas e Artes Marciais.

Shihan Leandro fala e destaca que coloquem o Kick Boxing e o Full Contact no coração, e que todos devem se unir para que esta magnífica arte marcial cresça cada vez mais em nosso País, que academias, Federações, equipes, Associações, Ligas e Confederações façam muitas camisetas e adesivos, para divulgar cada vez mais o nome e a Arte Marcial do Kick Boxing e Full Contact em todo o nosso País, pois é isto que nós da Confederação Nacional de Kick Boxing e Full Contact do Brasil – C.N.K.F.B. estamos fazendo. Vamos todos nos unir para crescermos juntos, indiferente de Confederação, mas com um propósito único, o crescimento desta linda arte que é o Kick Boxing e o Full Contact.



O mestre Leandro teve o previlégio de no mês de outubro de 2010 participar do Seminário Internacional de Kick Boxing, Full Contact e Thaiboxing, em Montevideo / Uruguai, organizado pelo mestre Fernando Bozas, presidente da academia de Tiro e Defesa Pessoal AK 47, filial Uruguay, e ministrado pelo mestre Jorge Horacio Dogliuli, 9º dan de kick boxing e full contact e 8º dan de karate.
Mestre Dogliuli é o pioneiro de full contact, kickboxing e thaiboxing na América do Sul.
Nesta ocasião o mestre Leandro da Costa foi o único do Brasil a participar deste grande evento internacional, sendo após avaliação técnica, reconhecido e diplomado 8º dan de kickboxing e full contact pela Confederação Sul Americana de Full Contact mt e Kickboxing, presidida pelo mestre Jorge Horacio Dogliuli.
O mestre leandro passou a ser a partir de outubro de 2010 o representante oficial para o Brasil da Confederação Sul Americana de Full Contact mt e Kickboxing no Brasil, e também o representante oficial do mestre Dogliuli no Bbrasil no Kickboxing e Full Contact.



“Liderança se conquista pelo exemplo e respeito com os outros, pois aquele que critica o trabalho dos outros demonstra ter um espírito fraco e inseguro."
Ossu!!
Shihan Leandro da Costa.
Formador de vários campeões estaduais, nacionais e internacionais.
Reg. CREF 004025/RS